[AGOSTO ON] Primeiros ‘rolês’ culturais de alunos têm museus de Fortaleza como destino
Os dias de agosto têm ares de novas descobertas e aventuras para os alunos das unidades municipais de Fortaleza. O roteiro comemorativo ao mês do estudante da Rede Municipal proporciona isso e já está em andamento. Nesta semana, as ações percorreram diferentes museus da Cidade. Uma das paradas dos grupos de estudantes foi no Museu Ferroviário João Felipe, cuja visitação ocorreu nesta terça e quarta-feira (08 e 09/08). Além desta, houve outras visitas de alunos ao Museu da Fotografia e ao Centro de Memória da Fazenda, da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).
A visita guiada no Museu Ferroviário, localizado no Centro, percorreu uma exposição instalada e fotos de décadas passadas – um verdadeiro resgate na memória da Estação Ferroviária João Felipe, patrimônio histórico e afetivo dos cearenses. A aluna Synnaria Lima dos Santos, da Escola Municipal Moura Brasil, no bairro Moura Brasil, foi uma das estudantes que conheceram o espaço. “Eu já tinha ouvido falar na escola que os museus guardam a nossa história e constatei isso nesta experiência. Gostei muito de sair da rotina da escola para viver este momento. Achei tudo muito interessante”, descreve.
Do outro lado de Fortaleza, os pequenos do Centro de Educação Infantil (CEI) Tertuliano Cambraia, no Carlito Pamplona, conheceram o Museu da Fotografia, que fica na Varjota. Experiências como essas são de aprendizado importante para as crianças na primeira infância, defende a professora Jovania Felipe de Paiva: “As crianças têm direito de conviver, se expressar, brincar… esta programação proporciona isso a eles. Na minha avaliação, uma visita dessa auxilia no desenvolvimento da oralidade e expressividade dos meninos. Eles ficaram muito animados por participar deste momento diferente da sala de aula”.
O arte-educador Wendel Nascimento, do Museu da Fotografia, explica que a vivência no espaço incluiu a visitação às obras, momento de desenho e até manuseio de modelos de câmeras fotográficas. “Sempre pensamos como vamos passar o conteúdo de forma didática e que faça sentido aos pequenos. Quando a gente recebe as crianças é surreal porque elas trazem muita alegria. Esse contato com elas nos renova”, comenta.
Roteiro de atividades comemorativas ao mês do estudante da Rede Municipal está ocorrendo em diferentes locais da Cidade
Aventuras no Parque do Cocó
A manhã um pouco chuvosa em Fortaleza, nesta quarta-feira (09/08), não atrapalhou a animação dos alunos das escolas municipais José Militão de Albuquerque e da Professora Belarmina Campos, que estiveram no passeio de trilha do Parque do Cocó. A aventura foi um dia especial para a aluna Yasmin Felipe Ribeiro, do 5º ano, por diversos aspectos. Segundo a mãe, Antônia Felipe dos Santos, o passeio foi um dia único porque ela conheceu o parque pela primeira vez e teve um momento de interação inédito com os colegas.
“Ela tem deficiência intelectual leve e transtorno opositivo desafiador. Hoje, foi um momento maravilhoso porque a gente quase não sai de casa. Eu cuido dela e da minha mãe idosa e isso acaba demandando muito tempo. Ela gosta da interação com a natureza e acredito que essa vivência vai ajudá-la na socialização com os colegas. Momentos como esse são difíceis de termos. Acho que ela nunca vai esquecer esse dia”, considera a mãe.
O passeio no Cocó também foi a primeira experiência da aluna Yasmin Freires de Almeida, do 5º ano. Ela conta que este dia era muito aguardado pelos colegas de turma. “Quando a professora disse sobre a vinda ao Cocó, a gente já começou os preparativos sobre o que deveríamos trazer para a trilha. Ficamos bem ansiosos. Penso que a gente aprende muito saindo da rotina na escola. Foi meu primeiro passeio escolar também e gostei muito de viver isso com meus amigos”, vibra.