A Secretaria Municipal da Educação (SME) disponibiliza a 1ª edição do livro "Projeto Ateliê: Uma tessitura protagonizada pela triangulação família, escola e criança" de formal digital. O programa faz parte das ações de qualidade e expansão no atendimento às crianças da Educação Infantil, em creches e pré-escolas, considerando as metas de atendimento apresentadas no Plano Nacional de Educação e ratificadas no Plano Municipal de Educação de Fortaleza.

A política de ampliação do atendimento da Rede Municipal prevê o compromisso com a qualidade no atendimento nas dimensões físicas, pedagógicas e estéticas, o que requer entregar à população não apenas a estrutura física adequada, mas viabilizar que cada CEI cumpra com qualidade sua função de educar e cuidar das crianças.

O Programa Ateliê na Educação Infantil faz parte do Fortaleza 2040, que é um planejamento participativo de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo, envolvendo todos os setores e comunidade em geral da capital, com o objetivo de implementar ações para que a cidade se torne um lugar mais acolhedor, acessível e igual para todos.

A iniciativa tem o intuito de potencializar as múltiplas linguagens infantis, legitimar a concepção de criança como protagonista em seu potencial criador e garantir os direitos de aprendizagem (expressar, participar, explorar, brincar, conhecer-se e conviver) previstos na Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza e estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

>>> Baixe aqui o livro do Programa Ateliê