Nova coordenação do Fórum Municipal de Educação (FME) de Fortaleza é eleita para o biênio 2025-2026

O Fórum Municipal de Educação (FME) de Fortaleza tem nova coordenação para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu nesta quarta-feira (26/03), durante reunião na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), com a participação da Secretaria Municipal da Educação (SME).
A nova coordenação será liderada por duas técnicas da SME: Karla Eveline Barata, eleita coordenadora geral, e Luiza Aurélia Teixeira, como coordenadora adjunta. Elas assumem os cargos anteriormente ocupados pelos técnicos da Rede Municipal de Ensino Lara Picanço e Adriano Silva, respectivamente.
“O fórum é um espaço permanente de debate sobre Educação, no qual a participação da sociedade é essencial para o fortalecimento das políticas educacionais. Coordenar o FME traz grandes desafios, como acompanhar e avaliar os impactos da implementação dos planos municipal, estadual e nacional de educação. Contudo, é uma grande satisfação poder contribuir”, destaca Karla Barata, coordenadora geral.
A gestão atual também contará com a técnica da SME Andrea Sabino, responsável pelo apoio administrativo, e com a advogada Jéssica Araújo da Silva, representante da sociedade civil na segunda coordenação adjunta.
Para Luiza Aurélia Teixeira, coordenadora adjunta, a nova gestão reafirma o compromisso com a governança participativa e a atuação colaborativa no fórum. “Nosso objetivo é fortalecer, cada vez mais, a construção de uma educação pública de qualidade, inclusiva e equitativa para todos”, enfatiza.

Fórum Municipal de Educação
Criado em 2015, o FME é coordenado pela SME e reúne 32 instituições que representam diferentes setores da sociedade civil e órgãos governamentais. Atualmente, conta com 64 membros, entre titulares e suplentes, e se consolida como um espaço democrático de participação e diálogo em prol do fortalecimento da educação no município.
Entre as atribuições do fórum estão: participar da concepção, implementação e avaliação das políticas educacionais; acompanhar a tramitação de projetos sobre educação no Poder Legislativo; e monitorar a execução dessas políticas
Conheça a nova coordenação do biênio 2025-2026:
- Karla Barata, coordenadora geral
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Karla Barata é professora na Rede Municipal de Ensino e, atualmente, atua como gerente da Célula de Programação e Desenvolvimento de Políticas Educacionais, vinculada à Coordenadoria de Planejamento (SME). Foi gestora local do Programa Brasil Alfabetizado e trabalhou como supervisora de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos. Além disso, é a segunda titular do Comdica.
- Luiza Aurélia, coordenadora adjunta
É professora de Química da Rede Estadual de Ensino e mestre em Ciências da Educação. Atualmente, ocupa o cargo de assessora técnica na Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza. Ela também exerce a função de conselheira do Conselho Estadual de Educação e preside a Câmara de Educação Básica desse mesmo conselho. Além disso, Luiza é conselheira do Comdica Fortaleza e articuladora estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
- Jéssica Araújo da Silva, segunda coordenação adjunta
Advogada especialista em Direito Público e mestranda em Políticas Públicas para Infância e Juventude pela UnB. Atualmente, coordena a linha de pesquisa em Justiça Juvenil Restaurativa no NudiJus/Fadir/UFC e leciona nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.
É também formadora, consultora e pesquisadora nas áreas de direitos humanos, infância e juventude. Mediadora comunitária e escolar, com formação em Justiça Restaurativa pela Enfam/Esmec/TDH Brasil. Atua também como diretora-geral do Coletivo Artigo 227. - Andrea Paula Sabino, apoio administrativo
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana do PY, tem especialização em Psicopedagogia e Coordenação Pedagógica pela UFC. É graduada em Pedagogia pela Uece e em Língua Portuguesa pela Uva, com habilitação em Administração Escolar (Uece).
Atuou como professora substituta na Rede Estadual de Ensino e no Projovem (turno noite) e na esfera municipal de 2010 até os dias atuais. Foi coordenadora pedagógica, assim como formadora de professores diretores de turma. Atualmente, trabalha na Célula de Fortalecimento da Autonomia Escolar (SME), com credenciamento escolar e organismos colegiados. É também conselheira suplente do Comdica.