Prefeitura de Fortaleza realiza Dia D da Leitura com alunos da Rede Municipal de Ensino

Iasmyn da Silva, Marcos Vinícius Oliveira e Rute Rellem, que protagonizaram os curtas da ETI
Hildete Brasil de Sá Cavalcante, ao lado do professor Willamy Matos

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), promoveu nesta sexta-feira (25/4) o Dia D da Leitura nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A atividade faz referência ao Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado em 2 de abril, e ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no último dia 18. As experiências vivenciadas pelos alunos durante a programação marcam o início das ações de incentivo à leitura que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo

Data permanente do calendário escolar, o Dia D tem como objetivo potencializar as práticas leitoras nas escolas municipais. Ao longo da jornada, os estudantes participaram de diversas atividades lúdicas, como contação de histórias, apresentações teatrais, leitura de livros, recitais de poesias e dramatizações.

Uma das unidades que preparou uma programação especial foi a Escola Municipal Professora Hildete Brasil de Sá Cavalcante, no bairro Mondubim. A proposta envolveu diferentes linguagens, como rodas de leitura, dança e cinema, valorizando o caráter multidisciplinar da leitura.

A professora de Língua Portuguesa do 7º ano, Valéria Roldan, promoveu um ciclo de leituras com seus alunos e destacou o esforço para desenvolver competências diversas por meio do contato com os livros.

“Eles ficam com um título para ler durante dois meses. E, nos encontros semanais, fazemos o círculo de leitura. Hoje foi o dia de escolherem os livros, mas nas outras vezes os títulos já estavam definidos. Eles passam a ter esse contato mais aprofundado com a leitura”, explicou.

Sofia Paula escolheu o livro A menina que fez a América

A docente também comentou sobre o modelo de avaliação adotado, que foge dos formatos tradicionais.“Como é que eu avalio a leitura? Foge totalmente daquela ideia de ficha de leitura. Eles usam post-its para marcar momentos ao longo da leitura. Por exemplo: post-its para ‘momentos tristes’, ‘momentos interessantes’. Eles destacam essas passagens e, em cada círculo, têm a obrigação de compartilhar essas impressões com os colegas”, completou Valéria.

O aluno Lucas Mendes escolheu o livro Extraordinário para ler durante o ciclo de leitura da turma. O romance narra a história de um garoto com a síndrome de Treacher Collins, que causa deformações faciais. Lucas contou que escolheu o livro pela capa, mas que está se interessando por outras leituras.

“Eu acho incrível. A leitura abre portas para novos mundos. A leitura estimula ainda mais a imaginação da gente, que é criança. Meu padrinho, desde que eu era pequeno, sempre foi fissurado em filmes, magia, ficção, essas coisas. Aí, quando ele soube que eu tava assistindo Harry Potter (porque minha tia me fez assistir), ele comprou toda a saga pra eu ler. E aí eu comecei a ler.”

Já Sofia Paula escolheu o livro A menina que fez a América, sobre a imigração italiana no Brasil. “Achei interessante porque gosto muito de Geografia. Então pensei que um livro sobre história e sobre o contato com continentes diferentes poderia ser legal.”

Outra ação realizada pela Escola Hildete Brasil de Sá Cavalcante foi a produção de curtas-metragens pelas turmas do 8º ano. Como explicou o professor Willamy Matos, a ideia era promover um contato diferenciado com a literatura, apresentando outros gêneros textuais para crianças e adolescentes.

“Os estudantes do 8º ano estudaram o gênero ‘roteiro de cinema’. Mas, até então, isso era algo muito distante para eles — algo que viam só quando iam ao cinema, nas grandes produções. Aí pensamos: por que não fazer com que, no Dia D da Leitura, eles mesmos produzissem um curta-metragem?”

“A gente buscou histórias que envolvessem esse olhar: a aceitação de uma menina negra, a trajetória de um jovem negro com deficiência. São temáticas ligadas ao antirracismo, mas também aos sonhos dos próprios adolescentes”, completou.

Marcos Vinícius Oliveira, Iasmyn da Silva e Rute Rellem protagonizaram os curtas. Eles interpretaram, respectivamente: um garoto que queria ser campeão de tênis de mesa mesmo com deficiência física; uma menina negra que buscava aceitar seu cabelo; e uma jovem que sonhava em ser rapper.

“Foi uma experiência única. Nunca pensei que eu ia gravar alguma coisa. Acho que isso ajudou muito. Com a atividade, a gente entendeu melhor como fazer o filme, interpretar e até praticou as falas. Como já tínhamos estudado o roteiro, ficou mais tranquilo criar a história e depois interpretar”, contou Rute.

Leitura desde a primeira infância

O Centro de Educação Infantil (CEI) Professor José de Ribamar Moraes, no Jangurussu, também se destacou por levar a iniciativa da leitura à primeira infância. A unidade atende 230 crianças de 1 a 5 anos de idade.

A coordenadora pedagógica Vanesca Serpa comentou sobre as ações realizadas.“No Dia D da Leitura, programamos apresentações com as crianças, com músicas e danças. Também tivemos a leitura da história O Príncipe Preto, abordando a diversidade e a questão do antirracismo. São temas que trabalhamos diariamente, contemplando todas as crianças do CEI.”

“Muitas vezes, o primeiro contato das crianças com a leitura acontece aqui. Então buscamos trabalhar, todos os dias, a contação e leitura de histórias. Muitas delas já entendem a importância do livro, tanto para a formação quanto como uma forma de diversão. Isso é muito gratificante”, concluiu.

(Fonte: Portal da Prefeitura / Fotos: Marcos Moura)