Rede Municipal lança programação em alusão ao centenário de Paulo Freire

O educador Paulo Freire, um dos mais importantes intelectuais brasileiros, completaria 100 anos de idade neste mês de setembro de 2021. Em homenagem e em defesa do seu legado, a Rede Municipal de Fortaleza lançou a Campanha “Da boniteza e da alegria de ensinar e de aprender”, que faz parte das ações comemorativas ao Centenário de Paulo Freire. A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira (15/09), na biblioteca que leva o nome do pensador, na Academia do Professor Darcy Ribeiro. O evento foi transmitido de forma virtual para todos os profissionais da Rede Municipal.

A abertura oficial das atividades alusivas contou com a participação do diretor e fundador do Instituto Paulo Freire, professor José Eustáquio Romão. Na ocasião, o diretor do Instituto participou de uma conversa virtual com os profissionais da Rede Municipal sobre o legado do educador pernambucano. Romão acompanhou de perto Paulo Freire ao longo de 11 anos e percorreu com ele todo o Brasil lutando pela democratização do ensino.

Queria cumprimentar todos os educadores de Fortaleza pelo trabalho que desenvolvem. Vocês têm levado a Rede Municipal a ser destaque no Brasil pelos bons exemplos e práticas. Isso se explica pelo trabalho que desempenham. Fortaleza tem sido exemplo para capitais como São Paulo e Rio de Janeiro”, comentou José Eustáquio, que seguiu o bate-papo contando sua trajetória ao lado de Paulo Freire e a importância do legado dele.

Durante o evento, a secretária da Educação, Dalila Saldanha, apresentou as ações previstas na programação da campanha, que prosseguirá até 30 de setembro, envolvendo os profissionais da Rede Municipal. “Hoje temos a alegria de lançar essa campanha. Paulo Freire nos ensina a estarmos sempre juntos… a construir uma relação de igual entre professor e aluno. E, assim, aprendermos uns com os outros. E é isso que buscamos construir na nossa política educacional de Fortaleza. Que a alegria nos mova e que Paulo permaneça vivo nas nossas vidas e nas práticas pedagógicas cotidianas”, declarou.

Uma exposição com materiais sobre a vida e a obra do educador brasileiro está instalada na Academia do Professor Darcy Ribeiro

Programação

Como parte da programação especial do Centenário de Paulo Freire, está aberta uma exposição com materiais sobre a vida e a obra do educador brasileiro, instalada na Academia do Professor Darcy Ribeiro, para a visitação dos profissionais da Rede de Ensino – seguindo os devidos protocolos de segurança. Além disso, haverá rodas literárias nas unidades escolares para a leitura das obras do pedagogo e publicações de vídeos de depoimentos de professores sobre as influências das ideias do pensador, divulgadas na página da Intranet da Secretaria Municipal da Educação (SME): http://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/.

*** Acesse aqui a programação completa

Saiba mais sobre Paulo Freire

Paulo Freire (1921-1997) foi um educador, escritor e filósofo pernambucano. Autor de quase 40 livros, além de artigos acadêmicos e jornalísticos, Paulo Freire, com o seu livro “Pedagogia do Oprimido”, é o terceiro autor mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades no mundo. Freire ganhou mais de 40 prêmios, entre menções honrosas de entidades como a Unesco e títulos de doutorados honoríficos de diversas universidades.

Também ocupou cargos de gestão fora dos ambientes universitários, como a Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo, durante a gestão da prefeita Luiza Erundina. Ele é considerado patrono da educação brasileira desde 2012.