SME cria Grupo de Trabalho para discutir enquadramento de agentes administrativos no Plano de Cargos e Carreiras

Reunião com as coordenadorias Jurídica (Cojur) e de gestão de pessoas (Cogep)

O prefeito Evandro Leitão autorizou, através da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza, a instituição do Grupo de Trabalho para discutir a criação de um projeto de lei voltado ao enquadramento dos 492 agentes administrativos no Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores (PCCS) da Educação.

A primeira reunião está prevista para ocorrer no dia 30 de abril de 2025 às 14h na Sede da SME. Esta iniciativa busca construir, de forma intersetorial e participativa, uma proposta que reconheça e valorize o papel dos agentes administrativos no funcionamento das unidades escolares e órgãos da rede de ensino.

O grupo será composto por representantes da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão do Município (SEPOG), da Procuradoria Geral do Município (PGM), da Secretaria Municipal da Educação (SME) — por meio de suas Coordenadorias de Gestão de Pessoas e Jurídica —, e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute).

Fortalecimento da carreira pública

Para o secretário da Educação, Idilvan Alencar, o início do diálogo demonstra o compromisso da gestão com o fortalecimento da carreira pública. “Valorizar o servidor é uma das premissas da nossa gestão. Por entendermos que esta é uma pauta legítima e importante, estamos iniciando uma discussão intersetorial que nos permita construir uma solução técnica e responsável para atender a essa demanda histórica dos agentes administrativos”, destacou o secretário.

O trabalho do grupo será orientado por estudos técnicos, levantamento de impactos e diálogo com as categorias envolvidas, garantindo transparência e viabilidade da proposta a ser apresentada.